SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O lugar e a função do avô, aquele que é pai duas vezes: um estudo a partir de D. W. WinnicottNeurose e sexualidade: o caso Hesta e a visão winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

AMIRALIAN, Maria Lucia Toledo Moraes. Adolescência e deficiência visual: dificuldades e cuidados necessários. Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.2, pp. 16-33. ISSN 1679-432X.

Na teoria do amadurecimento, a adolescência é uma etapa do desenvolvimento do ser humano. É uma aquisição do indivíduo que significa crescimento emocional, mas é, também, um momento no qual os sucessos e fracassos do bebê e das crianças retornam para se acomodar. A adolescência é o momento em que os jovens, ao emergirem da infância e se afastarem da dependência familiar em busca da posição de adultos, enfrentam dificuldades e conflitos inerentes a esse momento. As maiores dificuldades e conflitos relacionam-se às fantasias agressivas e sexuais, agora em um corpo com mais potência física, sendo grandes questões a dependência/independência, a escolha sexual e a definição da identidade como um ser adulto e responsável. Para Winnicott, o adolescente tem sua própria imaturidade e as atitudes, e a aceitação da família e dos pais é fundamental nesse processo. Como ocorre esse processo em jovens com deficiência visual? A perda ou limitação da visão é uma condição que já apresenta por si dificuldades específicas com as quais o jovem tem de se haver. Acredita-se que estas se agravam e se somam às dificuldades próprias da adolescência. Quais os cuidados necessários para ajudar esses jovens? Com base na descrição do atendimento de jovens com baixa visão, pode-se compreender melhor suas dificuldades e levantar os cuidados necessários para ajudá-los a enfrentar e resolver suas dúvidas e conflitos.

Palavras-chave : adolescência; D. W. Winnicott; deficiência visual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )