SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O desmoronamento da rocha firme: um caso de impotência sexualO conceito de medo em Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

BULAMAH, Lucas Charafeddine; BARBIERI, Valéria  e  KUPERMANN, Daniel. Trauma e cuidado na constituição psíquica de uma jovem estudante de Medicina. Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.2, pp. 62-81. ISSN 1679-432X.

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel de uma constituição subjetiva traumática na escolha de uma profissão caracterizada pelo cuidado com o outro. Para tal, as ideias de Sándor Ferenczi e Donald Winnicott foram eleitas para a compreensão do material produzido por uma jovem estudante de Medicina com base em procedimentos-projetivos gráficos e de uma entrevista semidirigida. Por meio de seus relatos, especialmente acerca da carência em cuidados parentais e do despontamento em alto grau de uma personalidade intelectualizada e pouco sensível, depreende-se uma maturação marcada pela clivagem defensiva da personalidade. Tal condição estaria relacionada à propensão ao cuidado com o outro que, ao lado da importância identificatória que os profissionais da área médica foram investidos na infância da jovem estudante, teve influência admitida em sua escolha profissional.

Palavras-chave : trauma; clivagem; falso self; verdadeiro self; Ferenczi; Winnicott; Medicina; escolha profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )