SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Trauma e cuidado na constituição psíquica de uma jovem estudante de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

PONDE, Danit Zeava Falbel. O conceito de medo em Winnicott. Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.2, pp. 82-131. ISSN 1679-432X.

Este trabalho discute o conceito de medo em D. W. Winnicott nas suas múltiplas faces, partindo do pressuposto que os diferentes sentidos do conceito estão atrelados, no âmbito etiológico, à temporalidade do amadurecimento emocional. A revisão bibliográfica da obra do autor empreende a pesquisa centrada no termo medo ou a conceitos a ele associados, tais como fobia, ansiedade, angústia, pânico, pavor noturno, terror, agonia impensável, pesadelo etc. O percurso se divide na apresentação do conceito de medo no contexto dos binômios saúde-doença e normal-patológico, e na temporalidade do amadurecimento. Sob a perspectiva da primeira discussão, o medo se inscreve como fenômeno afetivo de ordem defensiva que, como tal, é recurso de enfrentamento e comunicação, constituindo-se em material diagnóstico da condição emocional da pessoa. Nessa concepção, em detrimento de um preconceito estabelecido de estado psicopatológico, o medo atinge uma compreensão de condição existencial do ser humano. É fenômeno universal, cujo afeto ou não afeto, respeitando-se os diferentes contextos, matizes e níveis de intensidade, marcam a distinção entre o normal e o patológico. Os medos, em sua tipologia, dizem respeito às etapas do amadurecimento emocional que abrangem o que está acontecendo nas relações interpessoais entre o par mãe-filho na dependência absoluta, na dependência relativa e na formação triangular na independência relativa. Assim se configuram em medos relacionados à sobrevivência psíquica e à identidade, medos da separação da mãe, medos relativos à ambivalência amor-ódio e edípicos. Entende-se que o aprofundamento da pesquisa sobre o medo origina-se na observação e acompanhamento do sofrimento dos pacientes na clínica e, portanto, é para a prática clínica que esse conhecimento se justifica e se destina.

Palavras-chave : medo; pânico; fobia; ansiedade; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )