SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A universalização da falta: o risco normativo da psicanálise lacanianaA origem da moralidade em Freud e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

PLASTINO, Carlos. A emergência espontânea do sentimento ético como tendência da natureza humana. Winnicott e-prints [online]. 2012, vol.7, n.1, pp. 80-113. ISSN 1679-432X.

Na sua concepção da emergência da ética na experiência humana, Freud ficou, pelo fundamental, prisioneiro da concepção moderna. O afastamento dessa concepção, de seus dualismos e de seu modelo social, sustentando na inevitabilidade do conflito e da repressão, permite a Winnicott pensar a emergência do sentimento ético de maneira completamente diferente. O faz sustentando-se na concepção que elabora sobre as tendências naturais e sobre a decisiva participação do ambiente na atualização dessas tendências. Sua concepção do superego espontâneo, pensado como um sentimento ético e não como conceitos diferenciadores do bem e do mal, não o leva a desconsiderar a importância do superego social teorizado por Freud. Na sua abordagem, entretanto, suas concepções gerais lhe permitem lançar um novo olhar sobre este estágio fundamental do processo de desenvolvimento emocional e da construção da teoria psicanalítica.

Palavras-chave : ética; espontaneidade; imposição; sentimento ético; repressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )