SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A emergência espontânea do sentimento ético como tendência da natureza humanaÉtica e psicanálise: pressupostos filosóficos compartilhados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

BARRETTA, João Paulo F.. A origem da moralidade em Freud e Winnicott. Winnicott e-prints [online]. 2012, vol.7, n.1, pp. 114-125. ISSN 1679-432X.

O objetivo deste trabalho é explicitar as diferenças fundamentais entre as concepções psicanalíticas de Freud e Winnicott a respeito do tema da moralidade e sua origem psicológica. Contrapõe-se a concepção freudiana, desenvolvida com base na clínica de pacientes neuróticos adultos, apoiada em uma teoria do desenvolvimento psicossexual e que defende a tese central de que a moral (como lei interna que se contrapõe aos desejos eróticos infantis) surge em função do conflito edípico com o pai; à concepção winnicottiana, construídacom base na clínica de pacientes não-neuróticos (esquizoides, indivíduos com tendência antissocial, entre outros) adultos e infantis, apoiada em uma teoria do desenvolvimento emocional e que defende a tese central de que a moral (como preocupação) surge em função das relações instintuais (agressivas) iniciais do bebê com a mãe anteriores ao conflito edipiano.

Palavras-chave : moral; complexo de Édipo; superego; desenvolvimento emocional; preocupação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )