SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2René Roussillon e D. W. Winnicott: encontros e desencontros nos interstícios da construção teóricaO caso Guntrip índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

GALVAN, Gabriela. O conceito de regressão em Freud e Winnicott: algumas diferenças e suas implicações na compreensão do adoecimento psíquico. Winnicott e-prints [online]. 2012, vol.7, n.2, pp. 38-51. ISSN 1679-432X.

O objetivo deste trabalho é abordar o conceito psicanalítico de regressão e suas divergências nas obras de Freud e Winnicott. Dessa forma pretende-se discutir algumas diferenças existentes entre esses autores no que se refere à compreensão do adoecimento psíquico e do papel do ambiente no desenvolvimento individual. Para isso, parte-se da formulação freudiana de sexualidade infantil postulada no artigo "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1905) e trabalha-se o conceito de regressão conforme desenvolvido na Conferência XXII (1916-17), o que leva a uma compreensão freudiana da etiologia das neuroses, de acordo com os desdobramentos teóricos até então desenvolvidos pelo autor. A seguir, discute-se o conceito de regressão segundo a teoria do amadurecimento pessoal proposta por Winnicott, bem como a compreensão de adoecimento que advém dessa proposição teórica.

Palavras-chave : psicanálise; regressão; Freud; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )