SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Winnicott e Jung"Winnicott e a constituição pessoal para a formação do homem" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

BELO, Maria do Rosário. "O homem da areia" e outras histórias: uma leitura das dinâmicas familiares a partir das ideias de Winnicott ou o mundo tomado em pequenas doses. Winnicott e-prints [online]. 2012, vol.7, n.2, pp. 132-165. ISSN 1679-432X.

Partindo dos pressupostos winnicottianos de "dependência absoluta", "ambiente subjectivo" e "mãe suficientemente boa", a autora propõe a possibilidade da participação da família - com especial relevo para o pai - na "vida subjectiva" do bebé. No presente texto, as designações "vida subjectiva", "ambiente subjectivo", "mundo subjectivo", "realidade subjectiva" têm todas o mesmo significado. Respeitando, portanto, os princípios winnicottianos presentes na "teoria do amadurecimento", a autora propõe que os "elementos" que possibilitam os posteriores processos de separação, diferenciação e acesso à "realidade objectiva" ("compartilhada") estão presentes desde o início (desde a fase de "dependência absoluta") na vida do bebé. Após estas considerações, propõe a falha destes "elementos primários" (considerados facilitadores dos futuros processos de "separação", "diferenciação" e acesso à "realidade compartilhada") como favorecedora da constituição de núcleos psicóticos ("confusionais") da personalidade. O levantamento destas hipóteses é ilustrado com conhecido conto de Hoffmann (2005) "O homem da areia" e tem por base a clínica psicanalítica da autora.

Palavras-chave : dependência absoluta; ambiente subjectivo; mãe suficientemente boa; realidade diversa; família; pai.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )