SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A temporalidade de um espaço temporal transicional e sua vivência para o adolescente em grupos de orientação profissional"Temos a arte para não morrer perante a verdade" (ou simplesmente Luiza) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

MURATORI, Ricardo. O caso B e o conceito winnicottiano de objeto subjetivo. Winnicott e-prints [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 01-16. ISSN 1679-432X.

Ao estudar as etapas iniciais do desenvolvimento emocional do ser humano, Donald W. Winnicott deparou-se com diversos fenômenos próprios desse período, até então desconhecidos, ou não estudados, mas que ele constatou serem fundamentais no processo de amadurecimento pessoal. Ao longo dos anos, muitos conceitos foram sendo elaborados por Winnicott a fim de explicitar o material que foi sendo trazido à luz através das suas pesquisas. O conceito de objeto subjetivo é central no pensamento do autor exatamente porque, do ponto de vista teórico, ajuda a explicitar um aspecto fundamental do desenvolvimento emocional que é a experiência da realidade subjetiva, própria do estágio da primeira mamada teórica. Ao mesmo tempo esse conceito é essencial na compreensão de certos fenômenos que ocorrem na situação clínica. O que se pretende neste trabalho é fazer uma apresentação do conceito de objeto subjetivo, destacando alguns aspectos essenciais desse conceito e buscar no relato do caso B algumas situações ilustrativas desse conceito.

Palavras-chave : clínica winnicottiana; estágios iniciais; relação de objeto; identificação primária; subjetividade em Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License