SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O caso B e o conceito winnicottiano de objeto subjetivoEntre versos e rimas: uma reflexão sobre a criatividade no RAP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Winnicott e-prints

versión On-line ISSN 1679-432X

Resumen

JORGE, Joaquim Alberto. "Temos a arte para não morrer perante a verdade" (ou simplesmente Luiza). Winnicott e-prints [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 1-08. ISSN 1679-432X.

A partir das ideias de Winnicott de que "a psicoterapia deverá efetuar-se na sobreposição de duas áreas do brincar, a do paciente e a do terapeuta" e de que, "caso o paciente não seja capaz de brincar, o terapeuta deverá ajudá-lo a tornar-se capaz", pois "é por meio da apercepção criativa que o indivíduo sente a vida como digna de ser vivida", discorro sobre o caso de Luiza, mostrando sua tristeza e apatia diante do mundo ao ser retirada do ambiente materno pelo Conselho Tutelar e levada para uma Casa Lar, a partir da qual foi posteriormente disponibilizada para adoção. Este trabalho apresenta a trajetória da análise iniciada com o alheamento, a desesperança e os desencontros até a posterior descoberta da música, que deu à Luiza a oportunidade de experimentar o viver criativo e, assim, resgatar o sentimento de confiança e, principalmente, o desejo de prosseguir a vida.

Palabras clave : Winnicott; brincar; esperança; música; adoção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License