SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1"Temos a arte para não morrer perante a verdade" (ou simplesmente Luiza)A vida de Marilyn Monroe a partir da teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Winnicott e-prints

versión On-line ISSN 1679-432X

Resumen

SILVA, Cláudia Yaísa Gonçalves da  y  MOTTA, Ivonise Fernandes da. Entre versos e rimas: uma reflexão sobre a criatividade no RAP. Winnicott e-prints [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 1-23. ISSN 1679-432X.

No presente trabalho buscamos refletir sobre os sentidos expressos nas letras de rap e sua ligação com o processo de amadurecimento pessoal dos rappers, destacando o lugar da criatividade e da saúde nas aquisições em termos de desenvolvimento emocional. Partimos da análise de excertos musicais de rap paulistano, sob o referencial teórico do psicanalista Donald Winnicott. Compreendemos que o rap revela um criar autêntico que confere valor à existência, apesar das dificuldades. Concluímos que, pela música, os rappers colocam a vida em movimento, ressignificando as experiências e delineando novos versos, ritmos e rimas às suas biografias.

Palabras clave : Winnicott; rap; amadurecimento; criatividade; cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License