SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Multiple assumption of substances and psychiatric comorbidityThe reason' sacrifice and the our days' spectrum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Sobre a compreensão psicanalítica da paranóia. Mental [online]. 2003, vol.1, n.1, pp. 23-37. ISSN 1679-4427.

O artigo apresenta uma breve digressão histórica do conceito de paranóia elaborado por Kraeplin. Elenca os traços clínicos da patologia, que foram considerados clássicos e examinados por Freud em seu estudo sobre o presidente Schereber. Posteriormente, apresenta um caso clínico com o objetivo de mostrar como a referência psicanalítica sobre a paranóia permanece atual, mas apresenta limitações no que tange à distinção da esquizofrenia. Sugere que o tratamento da psicose deve ser orientado pela gradativa inclusão e sustentação do delírio pela posição transferencial e pela vertente do saber que se abre com a escuta. Ressalta que a escuta de psicóticos é um importante recurso na estabilização desses quadros.

Keywords : Paranóia; Esquizofrenia; Psicanálise; Psicose; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License