SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Assunção múltipla de substâncias e comorbidade psiquiátricaO sacrifício da razão e o espectro de nossos dias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Sobre a compreensão psicanalítica da paranóia. Mental [online]. 2003, vol.1, n.1, pp. 23-37. ISSN 1679-4427.

O artigo apresenta uma breve digressão histórica do conceito de paranóia elaborado por Kraeplin. Elenca os traços clínicos da patologia, que foram considerados clássicos e examinados por Freud em seu estudo sobre o presidente Schereber. Posteriormente, apresenta um caso clínico com o objetivo de mostrar como a referência psicanalítica sobre a paranóia permanece atual, mas apresenta limitações no que tange à distinção da esquizofrenia. Sugere que o tratamento da psicose deve ser orientado pela gradativa inclusão e sustentação do delírio pela posição transferencial e pela vertente do saber que se abre com a escuta. Ressalta que a escuta de psicóticos é um importante recurso na estabilização desses quadros.

Palavras-chave : Paranóia; Esquizofrenia; Psicanálise; Psicose; Diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License