SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1The reason' sacrifice and the our days' spectrumPsychiatrical reform and idea of explanation:: critical reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

CARVALHO, Margareth Maria Mendes. A Turbulência e a ética em Akira Kurosawa em uma perspectiva deleuziana. Mental [online]. 2003, vol.1, n.1, pp. 55-69. ISSN 1679-4427.

Este artigo é o resultado do encontro das obras de Akira Kurosawa e Gilles Deleuze. No texto, tentamos pensar a subjetividade de certos personagens do cinema da Kurosawa em confronto com situações imprevisíveis e turbulentas. São personagens que não reagem de forma impulsiva e impensada, mas que mergulham no interior da situação para de lá colherem novos dados e novas questões. E só depois de aumentarem seu entendimento é que eles vão dar uma resposta aos desafios da situação, mas a reação deles não será uma resposta qualquer, e sim uma ação pensada e ética. Trata-se de um convite à reflexão acerca das turbulências da vida e a necessidade de dignidade, pensamento e ética para enfrentá-las.

Keywords : Subjetividade; Turbulência; Questão; Ética; Liberdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License