SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Espaço e estrutura: o caso urbanoA crise da identidade na cultura pós-moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Memórias da escola, desenvolvimento e aprendizagem: contribuições para pensar a formação do psicólogo educacional. Mental [online]. 2004, vol.2, n.2, pp. 67-87. ISSN 1679-4427.

Esta pesquisa se propôs a trabalhar com um aspecto psicológico da função cognitiva, o da memória das primeiras experiências de entrada na escola. Os sujeitos, alunos de um curso de Psicologia em São Paulo, narradores dessas experiências, resgataram as fontes vivas de informação sobre a escola, o que os implicou mais diretamente na ampliação de suas concepções sobre o ensinar e o aprender. Por meio da tarefa de recordar e de (re)significar os primeiros processos de aprendizagem, foi possível aos alunos reconhecerem as inter-relações entre o individual e o coletivo na construção da subjetividade, tendo por contexto a vida social. A contribuição do trabalho refere-se à ampliação, no caso dos futuros psicólogos, da visão e do alcance do conhecimento na Psicologia e do lugar que ela ocupa para atuar frente aos processos de aprendizagem entendidos não só em seus aspectos individuais (psicológicos), mas também coletivos (valores simbólicos historicamente situados).

Palavras-chave : Formação do psicólogo educacional; Desenvolvimento e aprendizagem; Memória e subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License