SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3Is drug addiction a social symptom?On the paternal metaphor and the foreclosure of the name-of-the-father: an introduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

TOLEDO, Karen de. Psicose e desencadeamento: sustentação e ruptura. Mental [online]. 2004, vol.2, n.3, pp. 75-87. ISSN 1679-4427.

Com o presente artigo, pretende-se discutir o desencadeamento da psicose, considerando sua passagem do momento anterior (pré-psicose). É possível inferir que o desencadeamento da psicose possa ser evitado por uma relação dual imaginária estabelecida pelo sujeito, a qual evita o surto. De forma a examinar as razões presentes no desencadeamento da psicose, utilizou-se primeiramente as referências de Lacan sobre o crime das irmãs Papin, publicado em sua tese de doutorado em Medicina (1932). Posteriormente, selecionou-se partes do filme Entre elas, que se baseia em relatos do crime. Finalmente, uma hipótese é proposta sobre o motivo do desencadeamento, seguida de referências adicionais da teoria posterior de Lacan, que centra a questão da psicose no conceito da Verwerfung (foraclusão).

Keywords : Pré-psicose; Desencadeamento; Relação dual imaginária; Foraclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License