SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Sobre a metáfora paterna e a foraclusão do nome-do-pai: uma introdução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

MOREIRA, Sebastião Rogério Góis. Epilepsia: concepção histórica, aspectos conceituais, diagnóstico e tratamento. Mental [online]. 2004, vol.2, n.3, pp. 107-122. ISSN 1679-4427.

Com o presente artigo, pretende-se demonstrar como a trajetória da epilepsia é inseparável da trajetória histórica e balizada por conceitos educacionais relevantes, tanto no que se refere ao diagnóstico quanto ao tratamento. É de fundamental importância considerar, também, as dimensões anatomofuncionais dessa doença, sem desconsiderar, no entanto, o conteúdo simbólico e as implicações místicas que sempre estiveram evidentes em torno de sua representação social. O artigo busca demonstrar que a falta de esclarecimento da população em relação à epilepsia causa atitudes discriminatórias a seu portador, comprometendo a melhoria deste, sua inclusão social, e, conseqüentemente, sua qualidade de vida.

Palavras-chave : História da epilepsia; Formação; Conceitos; Diagnóstico; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License