SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Sessão Clínica: efeitos de intervenção institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

MENDES, Aline Aguiar. Tratamento na psicose: o laço social como alternativa ao ideal institucional. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp. 15-28. ISSN 1679-4427.

A partir de discussões realizadas na Sessão Clínica do Instituto Raul Soares, foi possível refletir sobre os impasses do tratamento da psicose em uma instituição de saúde mental que tem como diretriz de trabalho a reforma psiquiátrica. Se os ideais preconizados pela reforma forem considerados universalizantes e desconsiderar a particularidade de cada sujeito, eles poderão ser, muitas vezes, indutores de um surto e não propiciadores de uma estabilização em sujeitos psicóticos. Ao tomar como referência o caso Márcia, demonstra-se como as intervenções baseadas no ideal institucional e não na construção do sujeito podem desencadear uma desestabilização. Deste modo, é necessário precisar a forma de conduzir o tratamento, sem ter como premissa os ideais de inserção social (autonomia), mas o estabelecimento de um possível laço social na psicose.

Palavras-chave : Psicose; Ideal institucional; Laço social; Reforma psiquiátrica; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License