SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Tratamento na psicose: o laço social como alternativa ao ideal institucionalDiscussão x construção do caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

FERREIRA, Cristiana Miranda Ramos. Sessão Clínica: efeitos de intervenção institucional. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp. 29-43. ISSN 1679-4427.

Este artigo terá como objeto, a Sessão Clínica do IRS, com ênfase na repercussão institucional desde trabalho - a discussão do caso Marlene, um exemplo paradigmático de interpelação à instituição, que coloca o questionamento: o que fazer com um sujeito em crise, em um quadro complexo o bastante para impossibilitar sua liberação, mas sem gravidade suficiente para justificar uma internação? Tomar essa questão, não pela vertente da discussão teórica, mas sob a perspectiva da construção de um caso clínico, levou a equipe a interrogar a lógica de funcionamento do setor e introduzir uma mudança de perspectiva a respeito da função da urgência, assim como da articulação da equipe. Mostraremos as questões que foram suscitadas neste primeiro encontro, e o efeito de mudança que pôde ser constato, ao longo do ano, em outros casos levados para a Sessão Clínica pela equipe da urgência.

Palavras-chave : Psicanálise; Instituição; Intervenção institucional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License