SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Sessão Clínica: efeitos de intervenção institucionalA sessão clínica como princípio de articulação do diverso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

ANDRADE, Renata Dinardi Rezende. Discussão x construção do caso clínico. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp. 45-58. ISSN 1679-4427.

Acerca de quatro anos é realizada, no Instituto Raul Soares, a Sessão Clínica - um espaço destinado à discussão dos casos clínicos. Esse espaço para discussões semanais é uma estratégia de intervenção na instituição e de construção dos casos clínicos. Os casos considerados mais difíceis, que apontam à instituição o seu limite de resposta, vão à sessão clínica, que tem como método de trabalho a entrevista com o paciente e ou a apresentação do caso pela equipe. Inspirada no trabalho de Lacan, a Sessão Clínica traz a marca da articulação entre psicanálise e instituição: a psicanálise é aplicada considerando a dimensão singular de cada caso, o que implica no favorecimento de sua construção e na atuação da equipe de acordo com a lógica da prática feita por muitos. Neste artigo será trabalhada, a partir desta experiência, a noção de discussão em contraposição à construção do caso clínico.

Palavras-chave : Construção do caso clínico; Discussão do caso clínico; Prática de muitos; Ato clínico; Caso social; Saber do paciente; Psicanálise; Instituição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License