SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Discussão x construção do caso clínicoA avaliação e seus destinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

PINTO, Anamáris. A sessão clínica como princípio de articulação do diverso. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp. 59-71. ISSN 1679-4427.

Em uma equipe multidisciplinar tem-se uma diversidade de discursos e teorias que, muitas vezes, por se pautarem em diferentes concepções da doença, imprimem diferentes rumos para um tratamento, e acabam por produzir efeitos clínicos desfavoráveis, desde a não resposta ao tratamento, desestabilização, reagudização do quadro e, até mesmo, a passagens ao ato. A sessão Clínica do IRS, ao tomar a construção do caso clínico como método de investigação e intervenção, funciona como um articulador dessa diversidade de saberes, ao reunir elementos dos diferentes discursos para encontrar a posição singular do sujeito em relação ao gozo. Neste artigo, essa função de articulação será demonstrada a partir do relato da construção de um caso, ao apresentar seus impasses, divergências, e as elaborações que possibilitaram redimensionar o tratamento.

Palabras clave : Psicanálise; Multidisciplinar; Clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License