SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4The evaluation and its destinationsThree questions about the psychoses: a reading of the Anti-Édipo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

MONTANARI, Atílio José. Avaliação da implantação do Centro de Atenção Psico-Social em Cataguases - MGThe implantation's evaluation of the Social Psico Attention's Center (CAPS) in Cataguases - MG. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp. 83-114. ISSN 1679-4427.

Em decorrência da nova abordagem de tratamento dos portadores de transtorno mental, que prioriza o atendimento fora dos limites dos manicômios, começaram a ser implementados no Brasil os Centros de Atenção Psico-Social (CAPS), locais onde se procura recolocar o sujeito na sociedade, por meio de uma ação interdisciplinar, em que diversos saberes se colocam à disposição dele para reintegrá-lo ao mundo, com seus deveres e direitos. Com este trabalho tem-se como objetivos principais traçar o perfil dos usuários do CAPS de Cataguases, avaliar o funcionamento do serviço por meio de dados colhidos na clínica psiquiátrica de referência do município, avaliar o nível de funcionamento dos técnicos que trabalham na instituição e saber o impacto causado na sociedade pelas atividades desenvolvidas no CAPS. Foi realizada uma análise retrospectiva do histórico dos usuários do CAPS, entre setembro de 2002 a junho de 2004, período de funcionamento do serviço. Por meio dele foram atendidos 235 pessoas, enquanto o total de internações de pacientes de Cataguases em clínicas psiquiátricas, no mesmo período, foi de 276. A maioria dos usuários do CAPS é do sexo masculino, solteira, com idade entre 31 a 40 anos, mora com os pais, não possui dependentes, é aposentada e recebe um salário mínimo mensal. O diagnóstico de esquizofrenia paranóide foi o mais freqüente, com 48% dos usuários, seguido por retardo mental moderado, com 15%. Cerca de 25% dos usuários apresentaram comorbidades, sendo a epilepsia a mais freqüente (15%). A maioria dos usuários nunca foi internada em manicômio (45%), mas cerca de 5% já o foram, por mais de 10 vezes; destes, a totalidade vive em ambiente hostil, com baixo nível de qualidade de vida. A observação dos dados colhidos mostra que algumas ações devem ser prioritárias no apoio sócio-familiar dos usuários e que medidas administrativas devem ser tomadas na condução do processo de gestão do CAPS. A grande utilidade do trabalho está em fornecer dados para serem comparados aos de outros locais, já que a escassez de informações semelhantes faz com que muitas equipes ajam sem conhecer seu trabalho.

Keywords : Saúde pública; Saúde mental; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License