SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4The psychoanalyst formation and the eternal dream of his regulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

FILHO, Raul Albino Pacheco. O capitalismo neoliberal e seu sujeito. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp. 155-173. ISSN 1679-4427.

Utiliza-se o referencial teórico da Psicanálise para se empreender uma reflexão sobre a alienação do sujeito no capitalismo neoliberal de nossos dias. O percurso se inicia por meio da explicitação das concepções psicanalíticas de sujeito e sociedade, destacando-se a importância da castração simbólica na instauração do inconsciente e na inauguração do laço social. Registra-se a presença de uma violência originária que é componente estrutural desse processo, à qual se agregam modos adicionais específicos de violência do capitalismo neoliberal. Busca-se caracterizar dois aspectos especialmente acentuados nos tempos de intensificação contemporânea do neoliberalismo: o 'narcisismo' e a 'perversão' do sujeito, ainda que se deva colocar aspas nos dois termos, na medida em que se trata de noções distintas da concepção usual metapsicológica de narcisismo e do conceito de perversão como estrutura clínica do sujeito. Finalmente, destaca-se a existência de uma imensa produção cultural ideológica na mídia, nas ciências, na filosofia e nas artes, encarregada de oferecer sustentação ao status quo social e de pôr obstáculos ao progresso histórico e à transformação da sociedade.

Keywords : Sujeito; Sociedade; Psicanálise; Psicologia social; Violência; Narcisismo; Perversão; Capitalismo; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License