SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5A avaliação e seus destinos: outras consideraçõesUma proposta da psicanálise para o trabalho em equipe na atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

DIMENSTEIN, Magda et al. Demanda em saúde mental em unidades de saúde da família. Mental [online]. 2005, vol.3, n.5, pp. 23-41. ISSN 1679-4427.

A atenção básica tem conquistado espaço privilegiado nas intervenções em saúde mental devido à possibilidade que oferece de superar o modelo psiquiátrico, ainda hegemônico. Foi realizada uma investigação focalizada no histórico de atenção em saúde mental dos moradores da zona norte de Natal, identificados pelos critérios de "uso de medicação psicotrópica" e "egresso de hospital psiquiátrico". Observou-se a existência de demanda reprimida em saúde mental, por meio do elevado percentual de usuários sem acompanhamento profissional nos serviços de atenção primária; o uso constante e elevado de benzodiazepínicos com uso crônico e sem acompanhamento sistemático por parte da equipe de saúde; pouca procura dos serviços substitutivos como os do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS; elevado número de casos de transtorno mental nas famílias dos pacientes, assim como de internações psiquiátricas, muitas das quais, involuntárias.

Palavras-chave : Saúde mental; Serviço público de saúde; Atenção primária à saúde; Programa de Saúde da Família - PSF; Psicotrópico.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License