SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5A crise subjetiva na universidade: perspectivas e desafios contemporâneosA mulher imigrante italiana e o uso da comida: uma experiência de transicionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

LORDELO, Eulina da Rocha  e  BARROS, Mari Nilza Ferrari de. Identidade social de paulistas e nordestinos: comparações intra e intergrupais. Mental [online]. 2005, vol.3, n.5, pp. 115-128. ISSN 1679-4427.

Com o objetivo de investigar as representações sociais de paulistas e nordestinos sobre o seu próprio grupo e sobre o outro, comparando-as entre si, 190 estudantes universitários, divididos em quatro grupos de diversos cursos, de duas universidades públicas (uma em São Paulo e outra na Bahia) foram solicitados a preencher um questionário contendo atributos positivos e negativos sobre paulistas ou nordestinos, numa escala de um a sete. Os participantes forneceram informações gerais e socioeconômicas, bem como, nos grupos de avaliação intergrupal, dados sobre o tipo de contato com o grupo avaliado. Os itens de avaliação foram selecionados a partir de estudo piloto, que solicitou a juízes nordestinos e paulistas que fornecessem uma lista de atributos positivos e negativos aplicáveis a paulistas ou a nordestinos. Os resultados, expressos em médias para cada um dos atributos e em um índice geral de positividade de imagem, mostraram que baianos e paulistas diferem essencialmente em suas auto-avaliações, bem como nas avaliações intergrupais. Foi encontrado um conjunto diferente de itens, tanto positivos como negativos, na composição da representação de cada grupo. A positividade da imagem geral, entretanto, difere pouco entre os quatro grupos, variando significativamente entre os paulistas que avaliaram nordestinos, conforme a escolaridade e a renda dos pais e entre os baianos que avaliaram nordestinos, conforme a renda dos pais. Também a imagem dos paulistas pelos baianos mostrou variação significativa conforme o tipo de contato com o outro grupo. Os resultados são discutidos nos termos da teoria da identidade social, focalizando as relações de grupos diferencialmente valorizados, seus estereótipos e preconceitos.

Palavras-chave : Identidade social; Psicologia social; Grupos; Representação social; Comparação intergrupal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License