SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5Identidade social de paulistas e nordestinos: comparações intra e intergrupais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

CARMO, Maria Silvia Micelli do  y  PASSOS, Maria Consuêlo. A mulher imigrante italiana e o uso da comida: uma experiência de transicionalidade. Mental [online]. 2005, vol.3, n.5, pp. 129-141. ISSN 1679-4427.

Neste trabalho aborda-se o uso da comida pela mulher imigrante italiana como dispositivo facilitador da sua inserção na cultura brasileira. Utiliza-se o referencial teórico winnicottiano, particularmente o conceito de transicionalidade, para desenvolver uma compreensão da experiência dessas mulheres. A partir da análise dos depoimentos de duas italianas, foi possível verificar que, ao oferecer a comida típica de suas aldeias e de seus ancestrais às pessoas com quem conviviam, elas obtinham a possibilidade de se inserir na nova realidade social. A comida funcionava, desta forma, como espaço de transicionalidade entre o antigo e o novo mundo.

Palabras clave : Mulher imigrante; Transicionalidade; Comida italiana; Nova cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License