SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Entre a clínica e o cuidado: a importância da curiosidade persistente para o campo da sáude mentalO enviado: uma interface entre a psicopatologia e a espiritualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

DIMENSTEIN, Magda. O desafio da política de saúde mental: a (re)inserção social dos portadores de transtornos mentais. Mental [online]. 2006, vol.4, n.6, pp. 69-82. ISSN 1679-4427.

Com este trabalho, pretende-se contribuir com a discussão sobre os atuais desafios da política de saúde mental, especialmente a questão da reinserção social de portadores de transtornos mentais. Para tanto toma, como elementos inspiradores, duas situações ocorridas em serviços de saúde mental brasileiros, que revelam os desafios hoje colocados aos gestores e aos trabalhadores desse campo. Entende-se que diferentes ações podem ter repercussões claras e diretas no processo de reinserção social dos usuários de serviços de saúde mental. Entretanto, focamos a atenção em três aspectos: a dinâmica das instituições de saúde; a construção de uma rede integrada de atenção à saúde e o reordenamento dos serviços de atenção especializados; o enfrentamento da lógica manicomial que perpassa o cotidiano dos serviços e práticas profissionais.

Palavras-chave : Saúde mental; Reinserção social; Atenção integrada; Políticas públicas; Portadores de transtornos mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License