SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6O enviado: uma interface entre a psicopatologia e a espiritualidadeA queixa escolar por quem não se queixa: o aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

COELHO, Carolina Marra S.. Psicanálise e laço social: uma leitura do Seminário 17. Mental [online]. 2006, vol.4, n.6, pp. 107-121. ISSN 1679-4427.

Com este artigo, pretende-se discutir as formas de laço social propostas por Jacques Lacan no Seminário 17, intitulado O avesso da psicanálise. Lacan apresenta as formas de vínculo social a partir da definição de quatro discursos: do mestre, universitário, da histérica e do analista. A teoria dos discursos tem relevância teórica e clínica para a psicanálise, pois instaura novo modo de pensar as estruturas clínicas e o vínculo social ao articular os campos da linguagem e do gozo, o sujeito e o saber inconsciente. Com isso, abrimos caminho para trabalhar as formas de estabelecimento do vínculo social e das implicações clínicas deste seminário, uma vez que a psicanálise é uma práxis que tem a clínica como motor.

Palavras-chave : Quatro discursos; Vínculo social; Direção da cura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License