SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Psicanálise e laço social: uma leitura do Seminário 17 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

TRAUTWEIN, Carmen T. G.  e  NEBIAS, Cleide. A queixa escolar por quem não se queixa: o aluno. Mental [online]. 2006, vol.4, n.6, pp. 123-148. ISSN 1679-4427.

Neste artigo, analisam-se, de acordo com os conceitos da Psicologia sócio-histórica, os sentidos que os alunos constróem sobre si, ao serem encaminhados ao serviço de atendimento psicológico, devido a queixas escolares ou a dificuldades de aprendizagem. No estudo de campo, realizamos pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com alunos, de oito a 12 anos de idade, de escolas públicas, encaminhados para uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo. Três desses alunos tiveram os seus dados coletados e categorizados em núcleos de significação, adotando-se para tal a análise de conteúdo com conotação construtivo-interpretativa. Dessa análise, pudemos apreender que cada um deles constrói um sentido próprio sobre seu processo de aprendizagem, sente-se capaz de aprender, pensa de modo prospectivo e considera a escola um espaço para aquisição de conhecimento, mesmo que com ela mantenha interações não educativas.

Palavras-chave : Queixas escolares; Dificuldades de aprendizagem; Interação social; Construção de sentido; Saúde e educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License