SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número7O Gap da psiquiatria, entre clínica e biologiaFenomenologia da solidão na depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

PACHECO FILHO, Raul Albino. Psicologia social no Brasil: considerações epistemológicas e políticas a respeito de um campo fragmentado. Mental [online]. 2006, vol.4, n.7, pp. 47-66. ISSN 1679-4427.

Os campos de conhecimento que compõem o território daquilo que na modernidade ficou conhecido como "Ciência" desenvolveram-se, historicamente, associados à expansão do capitalismo. E, como não poderia deixar de ser, sempre abrigaram, em seu interior, as marcas das contradições inerentes a essa forma de estruturação das relações sociais. No caso particular da Psicologia Social - um campo fragmentado, no qual diferentes teorias e abordagens concorrem pelo direito e pelo prestígio de falar em nome da Ciência, avanços e retrocessos, conhecimento legítimo e ideologia compõem o quadro do enfrentamento entre os membros do campo. Na presente exposição, pretende-se considerar as articulações entre o campo científico e o campo social, com o objetivo de refletir a respeito das relações entre as transformações da realidade brasileira e a produção de conhecimento em Psicologia Social. Parte-se do pressuposto de que as questões teóricas e metodológicas não se esgotam no âmbito interno de cada uma das abordagens e nem mesmo no plano mais geral da Epistemologia, exigindo, para seu esclarecimento, a análise de elementos de ordem ética, política e social. Analisam-se aspectos específicos relevantes da produção de conhecimento em Psicologia Social, como a fragmentação do campo, a questão da interdisciplinaridade, do dogmatismo, do holismo, do fracionamento do objeto de estudo, da autonomia ou dependência dos campos de conhecimento, das relações entre teoria e prática e dos compromissos entre as teorias e os diferentes grupos que compõem o campo da sociedade.

Palavras-chave : Psicologia Social; Ciência; Epistemologia; Sociologia da ciência; Realidade brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License