SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue7The eye and the narrative: the instincts building storiesThe terms 'ethic' and 'moral' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

ARAUJO, José Newton Garcia de; MONTEIRO, Letícia Silveira Souza; LIMA, Sabrina Torres Nunes de  and  SOUZA, Daisy Fátima Xavier de. Trabalhadores em situação de desemprego: uma experiência de apoio psicológico. Mental [online]. 2006, vol.4, n.7, pp. 107-125. ISSN 1679-4427.

Neste artigo se discute uma experiência relacionada à questão do enfrentamento do desemprego no Brasil, vivida através do programa "Apoio psicológico ao trabalhador em situação de desemprego". O programa fez parte de um projeto-piloto mais amplo concebido pelo Conselho Federal de Psicologia, com ações voltadas para o compromisso social da Psicologia, no exercício desta profissão. A experiência, aqui analisada, foi coordenada pelo Conselho Regional de Psicologia da 4ª. Região em Belo Horizonte. Ela se realizou por meio de encontros com grupos de trabalhadores "em situação de desemprego" num cenário de exclusão social e de sofrimento. Tal programa permitiu a reafirmação de algumas propostas de inserção da Psicologia na formulação de políticas públicas ligadas a programas de criação de trabalho, emprego e renda.

Keywords : Apoio Psicológico; Trabalhadores em situação de desemprego; Compromisso social da Psicologia; Conselho Federal de Psicologia; Conselho Regional de Psicologia-04.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License