SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8CAPS: laços sociaisO desejo, os corpos e os prazeres em Michel Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

PELISOLI, Cátula da Luz  e  MOREIRA, Ângela Kunzler. Avaliação de um centro de atenção psicossocial por meio do perfil de seus usuários. Mental [online]. 2007, vol.5, n.8, pp. 61-75. ISSN 1679-4427.

Um estudo anterior a este caracterizou os usuários do CAPS Casa Aberta e gerou mudanças nos procedimentos da instituição, como a formação de grupos, a elaboração de procedimento operacional padrão, a efetivação das reuniões de equipe, a redistribuição de alguns pacientes à rede básica de saúde e a formulação de protocolo diagnóstico. Com base nos resultados desse primeiro estudo, considerou-se relevante sua reavaliação. O objetivo desta pesquisa foi comparar os resultados obtidos na amostra do estudo atual com aqueles obtidos no estudo anterior e, assim, avaliar os resultados das modificações estruturais realizadas. Os resultados apontaram diferença entre as variáveis: categoria diagnóstica, número médio de consultas, demanda, profissional consultado e internação. Conclui-se que as mudanças operacionais realizadas surtiram efeitos positivos no que diz respeito à adequação da instituição às diretrizes nacionais que orientam o funcionamento e os objetivos dos Centros de Atenção Psicossocial.

Palavras-chave : Saúde mental; Epidemiologia; Caracterização; Perfil; CAPS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License