SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8Avaliação de um centro de atenção psicossocial por meio do perfil de seus usuáriosA ruptura do continuar a ser: o trauma do nascimento prematuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CIRINO, Oscar. O desejo, os corpos e os prazeres em Michel Foucault. Mental [online]. 2007, vol.5, n.8, pp. 77-89. ISSN 1679-4427.

Neste artigo percorre-se alguns livros de Michel Foucault, especialmente os três volumes da História da sexualidade, analisando como os temas do corpo, dos prazeres e do desejo são elaborados e articulados. Essa análise demonstrou que a crítica à teoria do desejo, como foco de problematização da sexualidade, é apenas indicada no primeiro volume, A vontade do saber, e desenvolvida nos dois últimos volumes, O uso dos prazeres e O cuidado de si. Nesses dois livros, a questão da problematização moral da atividade sexual torna-se o novo foco de investigação. Pretende-se, também, estabelecer um contraponto entre essa abordagem foucaultiana e a psicanálise lacaniana.

Palavras-chave : Foucault; Corpo; Prazer; Desejo; Sexualidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License