SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8O desejo, os corpos e os prazeres em Michel FoucaultInterdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. A ruptura do continuar a ser: o trauma do nascimento prematuro. Mental [online]. 2007, vol.5, n.8, pp. 91-106. ISSN 1679-4427.

Com o presente texto pretendemos, a partir de um referencial winnicottiano, refletir sobre o problema do nascimento prematuro. O bebê prematuro, ou pré-termo, é aquele que nasce com idade gestacional menor que 37 semanas. Já os que nascem com menos de 28 semanas de gestação apresentam imaturidade extrema. O nascimento prematuro apresenta-se como traumático para a mãe e para o bebê. A mãe prematura pode não estar pronta para assumir o estado particular de "Preocupação Materna Primária". E o bebê, por sua vez, é entregue ao calor da estufa, calor que responde às necessidades fisiológicas, mas não contempla as demandas psíquicas. Temos o objetivo de trazer à tona reflexões sobre os impactos traumáticos do nascimento prematuro na constituição subjetiva do pequeno ser em formação.

Palavras-chave : Nascimento; Prematuridade; Trauma; Angústia; Interação mãe-bebê; Continuar a ser.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License