SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8A ruptura do continuar a ser: o trauma do nascimento prematuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

COSTA, Rosemary Pereira. Interdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções. Mental [online]. 2007, vol.5, n.8, pp. 107-124. ISSN 1679-4427.

Neste artigo objetivou-se identificar as concepções que os profissionais de saúde que atuam em equipes multiprofissionais em dois centros de saúde do município de Contagem, em Minas Gerais, têm sobre a interdisciplinaridade e o impacto dessa concepção nas ações realizadas pelas equipes. Foi realizada pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados 16 profissionais de nível universitário, no período de abril a maio de 2002. A análise das entrevistas buscou abranger o relato específico de cada profissional, o conjunto de relatos de cada centro de saúde e, posteriormente, o conjunto da amostra, de acordo com o contexto do município. Os dados apontaram as dificuldades de definição de interdisciplinaridade pelos profissionais. Quanto à prática cotidiana, os profissionais relataram o esfacelamento das ações; a concepção da interdisciplinaridade foi definida como encaminhamento de pacientes aos demais profissionais da equipe.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Equipes; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License