SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9As dependências patológicasO feminino e as drogas na atualidade: The feminine and the drugs in contemporary índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

PACHECO FILHO, Raul Albino. Toxicomania: um modo fracassado de lidar com a falta estrutural do sujeito e com as contradições da sociedade. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 29-45. ISSN 1679-4427.

Neste artigo é proposta uma reflexão a respeito da toxicomania, concebendo-a como modo fracassado de o sujeito lidar com aspectos estruturais do existir humano e com as contradições da sociedade. Nascido sob a égide do desamparo (Hilflosigkeit) e tendo seu desejo alienado no campo do Outro, o drama do sujeito, na linguagem, é a falta-a-ser constituinte da estrutura em que emerge. Propõe-se que o toxicômano tente escapar à impossibilidade estrutural de nomeação e conquista do objeto do desejo, por meio da redução do enigma da relação entre desejo e objeto a um pretendido gozo das propriedades reais do objeto-droga. Discute-se como numa sociedade fundamentada no fetichismo da mercadoria, em que a legitimação das relações sociais é efetivada por meio da generalização de rituais de devoração de objetos de consumo, o toxicômano pode ser concebido como uma espécie de modelo ideal de consumidor do capitalismo, em sua prática regida pelo imperativo de gozo. Ao particularizar a análise para o caso da sociedade brasileira, propõe-se que a toxicomania receba um impulso adicional do excedente de violência real e simbólica encontrado nas condições específicas do capitalismo brasileiro. Ao entrar no debate sobre as questões proibição versus legalização e criminalização versus descriminalização, apresenta-se o que parece decorrer dos pressupostos éticos da psicanálise, a respeito da implicação do sujeito com seu ato. Finalmente, apresenta-se o processo analítico como modo alternativo de se lidar com a falta do sujeito e com as contradições e a violência da sociedade na instalação de um dispositivo que propõe ao toxicômano uma interrogação a respeito de sua prática de consumo.

Palavras-chave : Psicanálise; Toxicomania; Droga; Capitalismo; Sociedade brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License