SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Toxicomania: um modo fracassado de lidar com a falta estrutural do sujeito e com as contradições da sociedadeAvaliação da satisfação e do impacto da sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

PACHECO, Ana Laura Prates. O feminino e as drogas na atualidade: The feminine and the drugs in contemporary. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 47-61. ISSN 1679-4427.

Neste trabalho, questiona-se a possibilidade de pensar uma especificidade da relação da mulher com a droga, tal como apontam algumas pesquisas que colocam as mulheres dependentes químicas como um subgrupo específico. Verifica-se que o termo mulher, neste caso, refere-se ao gênero feminino. Apresenta-se, então, o ponto de vista da psicanálise à questão da sexuação humana que, a partir de Freud e, sobretudo, da releitura proposta por Lacan, articula a mulher a uma dada inscrição num modo de gozo não todo fálico. Sem pretender sobrepor a realidade do comportamento à do significante, propõem-se, entretanto, algumas articulações possíveis entre o feminino e as drogas a partir da afirmação de Lacan (1975) de que a droga permite romper o casamento com o falo. A partir dessa hipótese, apresenta-se um caso clínico que permite acompanhar o lugar da droga na economia libidinal de uma mulher.

Palavras-chave : Feminilidade; Droga; Mulher; Dependência química; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License