SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue9O feminino e as drogas na atualidade: The feminine and the drugs in contemporaryThe encounters between the community health agents and the mental upheaval families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

PELISOLI, Cátula; MOREIRA, Ângela Kunzler  and  KRISTENSEN, Christian Haag. Avaliação da satisfação e do impacto da sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 63-78. ISSN 1679-4427.

Este estudo teve como objetivo avaliar os graus de satisfação e de sobrecarga experienciados pela equipe técnica de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do interior do Rio Grande do Sul. Nove profissionais desse CAPS, com idade entre 20 a 43 anos (M = 33,7; DP = 8,4) e a maior parte do sexo feminino (66,6%) participaram da pesquisa respondendo, de forma individual, as escalas SATIS-BR e IMPACTO-BR. Os resultados demonstraram que os profissionais, de modo geral, estão satisfeitos com o trabalho na instituição e não se sentem sobrecarregados com o trabalho em saúde mental. Eles, porém, demonstram insatisfação em relação a aspectos como expectativa de serem promovidos, discussões de temas, salário, ajuda aos pacientes, freqüência de contato com a equipe, medidas de segurança, benefícios recebidos, questões burocráticas, emergências psiquiátricas e freqüência de atendimentos. Tais resultados permitiram o delineamento de pontos positivos e negativos da instituição e possibilitaram a criação de estratégias para seu aperfeiçoamento.

Keywords : Satisfação; Impacto; Saúde mental; Centro de Atenção Psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License