SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9O feminino e as drogas na atualidade: The feminine and the drugs in contemporaryOs encontros entre os agentes comunitários de saúde e as famílias dos portadores de transtorno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

PELISOLI, Cátula; MOREIRA, Ângela Kunzler  y  KRISTENSEN, Christian Haag. Avaliação da satisfação e do impacto da sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 63-78. ISSN 1679-4427.

Este estudo teve como objetivo avaliar os graus de satisfação e de sobrecarga experienciados pela equipe técnica de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do interior do Rio Grande do Sul. Nove profissionais desse CAPS, com idade entre 20 a 43 anos (M = 33,7; DP = 8,4) e a maior parte do sexo feminino (66,6%) participaram da pesquisa respondendo, de forma individual, as escalas SATIS-BR e IMPACTO-BR. Os resultados demonstraram que os profissionais, de modo geral, estão satisfeitos com o trabalho na instituição e não se sentem sobrecarregados com o trabalho em saúde mental. Eles, porém, demonstram insatisfação em relação a aspectos como expectativa de serem promovidos, discussões de temas, salário, ajuda aos pacientes, freqüência de contato com a equipe, medidas de segurança, benefícios recebidos, questões burocráticas, emergências psiquiátricas e freqüência de atendimentos. Tais resultados permitiram o delineamento de pontos positivos e negativos da instituição e possibilitaram a criação de estratégias para seu aperfeiçoamento.

Palabras clave : Satisfação; Impacto; Saúde mental; Centro de Atenção Psicossocial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License