SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue9Assessment of satisfaction and impact of work overload among mental health professionalsImperative of enjoyment and propaganda in the social tie of the consumer society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

CAMPOS, Adriana Pezzini  and  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Os encontros entre os agentes comunitários de saúde e as famílias dos portadores de transtorno. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 79-99. ISSN 1679-4427.

Neste trabalho apresenta-se um estudo dos encontros entre os agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) de Matozinhos e as famílias dos portadores de transtorno mental, usuários do CAPS-Cidadi, realizados durante as visitas domiciliares, com o objetivo de conhecer os efeitos desses encontros nos processos de subjetivação e desinstitucionalização da loucura, sob a ótica da filosofia da diferença. Apresentamos os dados coletados na pesquisa de campo e, a partir desses dados, fizemos uma cartografia das marcas produzidas nesses encontros e concluímos que, apesar dos avanços alcançados durante o processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, a desinstitucionalização da loucura ainda é um desafio que sofre os efeitos tanto dos encontros entre os agentes comunitários de saúde e as famílias dos portadores de transtorno mental como da desarticulação existente entre a atenção básica e a atenção à saúde mental, além daqueles oriundos dos "desejos de manicômio" presentes nas subjetividades.

Keywords : Saúde pública; Saúde mental; Desinstitucionalização; PSF; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License