SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Avaliação da satisfação e do impacto da sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mentalImperativo de gozo e propaganda no laço social da sociedade de consumo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

CAMPOS, Adriana Pezzini  y  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Os encontros entre os agentes comunitários de saúde e as famílias dos portadores de transtorno. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 79-99. ISSN 1679-4427.

Neste trabalho apresenta-se um estudo dos encontros entre os agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) de Matozinhos e as famílias dos portadores de transtorno mental, usuários do CAPS-Cidadi, realizados durante as visitas domiciliares, com o objetivo de conhecer os efeitos desses encontros nos processos de subjetivação e desinstitucionalização da loucura, sob a ótica da filosofia da diferença. Apresentamos os dados coletados na pesquisa de campo e, a partir desses dados, fizemos uma cartografia das marcas produzidas nesses encontros e concluímos que, apesar dos avanços alcançados durante o processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, a desinstitucionalização da loucura ainda é um desafio que sofre os efeitos tanto dos encontros entre os agentes comunitários de saúde e as famílias dos portadores de transtorno mental como da desarticulação existente entre a atenção básica e a atenção à saúde mental, além daqueles oriundos dos "desejos de manicômio" presentes nas subjetividades.

Palabras clave : Saúde pública; Saúde mental; Desinstitucionalização; PSF; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License