SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue9Imperative of enjoyment and propaganda in the social tie of the consumer societyMelancholy and narcissism: the melancholy and its narcissistic face in the relations of self with the other author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

PASSOS, Maria Consuêlo. A constituição dos laços na família em tempos de individualismo. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 117-130. ISSN 1679-4427.

Neste artigo discute-se a constituição dos laços afetivos na família, com ênfase nas transformações que vêm sendo processadas, hoje, nesse espaço. Verifica-se que em tempos de individualismo exacerbado as relações eu-outro têm se tornado cada vez mais utilitaristas, o que repercute na parentalidade e, conseqüentemente, no processo de subjetivação dos filhos. Nesse contexto, as referências são cada vez mais nebulosas e vulneráveis, dificultando os investimentos no interior do grupo familiar. Sugere-se ainda, no texto, uma visão mais flexível que permita refletir as várias formas de ser família, para além do modelo patriarcal.

Keywords : Família; Parentalidade; Laços afetivos; Individualismo; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License