SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9A constituição dos laços na família em tempos de individualismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

SANTA CLARA, Carlos José da Silva. Melancolia e narcisismo: a face narcísica da melancolia nas relações do eu com o outro. Mental [online]. 2007, vol.5, n.9, pp. 131-150. ISSN 1679-4427.

O presente trabalho define-se como uma análise da melancolia em sua estreita relação com o narcisismo e o campo da alteridade. Acreditamos que a questão paradigmática do objeto/outro e sua relação com o eu circula de maneira implícita por todo o texto freudiano "Luto e melancolia" e culmina na definição de identificação e "escolha objetal narcísica". O narcisismo representa, na melancolia, o fechamento ao encontro com a alteridade do outro, visto que isso significa para o melancólico o aniquilamento de seu eu ideal. Visamos, portanto, uma pequena reflexão acerca do lugar do outro na melancolia. Ao final, procuramos discutir a dimensão da dor da perda e a identificação com o outro como forma de se evitar um sofrimento maior ao eu.

Palavras-chave : Melancolia; Eu ideal; Narcisismo; Investimento; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License