SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10O processo de amamentação e suas implicações para a mãe e seu bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

MATTOS, Ricardo Mendes; HELOANI, Roberto  e  FERREIRA, Ricardo Franklin. O trabalhador em situação de rua: algumas ações coletivas atuais. Mental [online]. 2008, vol.6, n.10, pp. x-xx. ISSN 1679-4427.

A população que habita as ruas das grandes metrópoles brasileiras expressa um fenômeno que se amplia. Observa-se que esta população é constituída por parte da classe trabalhadora que vai para a rua por impossibilidades individuais e, ou, sociais de vender sua força de trabalho. Assim, o presente artigo procurou discutir a relação entre situação de rua e trabalho, em três momentos distintos. O primeiro se refere à ausência de trabalho como motivo de “rualização”, principalmente durante a década de 1990, em que a população paulistana em situação de rua quase triplicou. Posteriormente, foram avaliadas as características dos trabalhos realizados pela população em situação de rua. E, por fim, avaliou-se em que medida as idiossincrasias do trabalho constituem uma forma de as pessoas saírem das ruas, especialmente a partir de propostas ligadas à economia solidária.

Palavras-chave : Situação de rua; Trabalho; Psicologia social; Economia solidária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License