SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Psicopatologia da imagem corporal: causalidades e consequências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

COUTO, Richard  e  ALBERTI, Sonia. Contribuição ao debate entre a psicanálise e a atual reforma psiquiátrica brasileira. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

No presente artigo procuramos cingir um questionamento da incidência do discurso do mestre e do discurso universitário na atual reforma psiquiátrica brasileira, como também sobre a contribuição que o discurso do psicanalista pode ofertar a essa reforma, a partir da clínica. Para tanto, procuramos situar uma das nuanças do termo reforma psiquiátrica na história da psiquiatria. Recorremos a Lacan para trabalhar a teoria dos quatro discursos e comentamos um caso clínico, oriundo do atendimento em um dispositivo engendrado pela reforma psiquiátrica brasileira, uma residência terapêutica, a partir da clínica dos discursos, na qual é possível trabalhar a tese psicanalítica sobre o laço social.

Palavras-chave : Psicanálise; Discursos; Reforma psiquiátrica; Clínica; Caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License