SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Contribuição ao debate entre a psicanálise e a atual reforma psiquiátrica brasileiraA influência de Hughlings Jackson sobre a teoria freudiana da memória e do aparelho psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

LOPES, Ana Maria Costa da Silva; SANTIAGO, Jésus  e  FERREIRA, Roberto Assis. Psicopatologia da imagem corporal: causalidades e consequências. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

Para fins de estudo e investigação sobre a imagem corporal na adolescência definem-se quatro eixos teóricos básicos: a imagem especular, a autopunição, a passagem ao ato e os fenômenos de corpo. Os dois primeiros - imagem especular e autopunição - constituem elementos de definição do objeto de investigação, aqui proposto, enquanto o terceiro e o quarto se inscrevem como consequências. A hipótese principal visa demonstrar o que ocorre no momento da constituição psíquica do sujeito quando se define a estrutura clínica - neurose ou psicose - em casos em que predominam alterações psicopatológicas da imagem corporal.

Palavras-chave : Imagem especular; Psicoses; Duplo especular; Passagem ao ato; Autopunição; Paranóia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License