SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Psicopatologia da imagem corporal: causalidades e consequênciasPsicoses ordinárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CAROPESO, Fátima. A influência de Hughlings Jackson sobre a teoria freudiana da memória e do aparelho psíquico. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

No texto “Sobre a concepção das afasias” (1891), a influência das ideias do neurologista inglês Hughling Jackson sobre as hipóteses elaboradas por Freud é bastante evidente, sendo reconhecida pelo próprio autor. Em seus textos psicanalíticos posteriores, em momento algum Freud volta a se referir explicitamente a Jackson. No entanto, a influência deste neurologista sobre Freud parece ter se mantido ao longo de sua obra metapsicológica. Os objeti¬vos deste artigo são retomar algumas das hipóteses de Jackson e apontar como essas ideias influenciaram as sucessivas elaborações da teoria freudiana do aparelho psíquico, fornecendo o modelo pelo qual Freud pensou tanto a gênese deste aparelho, como o seu funcionamento normal e patológico.

Palavras-chave : Psicanálise freudiana; Hughlings Jackson; Aparelho psíquico; Memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License