SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11A influência de Hughlings Jackson sobre a teoria freudiana da memória e do aparelho psíquicoO aparelho de influenciar da psicose: o artifício de Vitor Tausk índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mental

versión impresa ISSN 1679-4427versión On-line ISSN 1984-980X

Resumen

CAMPOS, Sérgio de; GONCALVES, Sara  y  AMARAL, Tammy. Psicoses ordinárias. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

Alguns casos de psicose que têm sido observados na clínica não se enqua¬dram no diagnóstico estrutural do tipo esquizofrenia, paranóia ou psicoses afetivas. Essa psicose tem sido denominada pela clínica lacaniana de psicose ordinária, em contraponto às psicoses clássicas, que apresentam uma fenome¬nologia clínica exuberante e extraordinária. Essas psicoses denotam uma nova modalidade de apresentação clínica na qual os sintomas clássicos de delírios e alucinações estão ausentes. Outros sintomas, sobretudo aqueles denominados de novas formas de sintomas, podem estar presentes e equiva¬ler ao delírio. Alguns casos de transtornos alimentares graves ou toxicomanias refratárias ao tratamento têm sido descritos como índices de psicose ordinária. Este artigo propõe discutir o tema da psicose ordinária à luz de um caso clínico de anorexia em um homem jovem. Os autores salientam a importância do conhecimento deste tema, a partir da psicanálise, para fins de identificação diagnóstica e manejo adequado do tratamento da psicose.

Palabras clave : Psicose ordinária; Anorexia; Novos desencadeamentos; Nomes-do-pai; Suplência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License