SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11O aparelho de influenciar da psicose: o artifício de Vitor TauskA (re) invenção de tecnologias no contexto dos centros de atenção psicossocial: recepção e atividades grupais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

OLIVEIRA, Marcella Pereira de. A fantasia em Melaine Klein e Lacan. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

Este artigo diz respeito ao conceito de fantasia na teoria kleiniana e lacaniana, ressaltando tanto as teorizações desses autores individualmente quanto relacionadas, incluindo suas similaridades, disparidades e complemen¬taridades. O texto está dividido em quatro partes: a primeira é uma introdução ao tema, na qual são situados os autores e tratadas suas teorias. A segunda é uma revisão crítica da teorização kleiniana acerca das fantasias. A terceira é uma revisão crítica da teorização lacaniana sobre o mesmo tema. A quarta e última parte contém uma relação entre ambas as teorizações. Como material de trabalho, foram utilizadas tanto as teorias de Melanie Klein e as de Lacan quanto as de seus seguidores, na função de comentadores.

Palavras-chave : Fantasia; Klein; Lacan; Disparidades; Complementaridades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License