SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11A fantasia em Melaine Klein e LacanA representação social do trabalho feminino para homens casados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

JUCA, Vládia Jamile dos Santos; LIMA, Mônica  e  NUNES, Mônica de Oliveira. A (re) invenção de tecnologias no contexto dos centros de atenção psicossocial: recepção e atividades grupais. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. x-x. ISSN 1679-4427.

O objetivo deste estudo foi apresentar algumas considerações sobre o uso de tecnologias leves, como as atividades grupais e de recepção de usuários, oferecidas em 14 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na Bahia e em Sergipe. Focalizamos o potencial atribuído a essas tecnologias. Os dados foram obtidos em grupos focais com profissionais e por meio de observação participante de suas atividades para implantação de formas específicas de desenvolver o cuidado em saúde mental, supostamente orientadas por princípios da reforma psiquiátrica. As tecnologias têm sido recriadas a partir de um movimento das equipes que tentam encontrar os melhores caminhos, dentro de suas possibilidades, para fazer os CAPS funcionarem. No entanto, os impasses vivenciados em sua efetivação são significativos e instalam o risco de repetirmos uma cultura institucionalizante e não promotora de inserção social.

Palavras-chave : CAPS; Tecnologias de cuidado; Saúde mental; Oficinas; Atividades grupais; Inclusão social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License