SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11A (re) invenção de tecnologias no contexto dos centros de atenção psicossocial: recepção e atividades grupais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; GIANORDOLI-NASCIMENTO, Ingrid Faria  e  TRINDADE, Zeidi Araújo. A representação social do trabalho feminino para homens casados. Mental [online]. 2008, vol.6, n.11, pp. 145-164. ISSN 1679-4427.

Pode-se considerar que a modesta mudança na divisão das tarefas domésticas e familiares entre parceiros, apontando uma provável manutenção da caracterização tradicional do trabalho feminino fora do lar como de menor valor, indica a progressiva consolidação do trabalho como atributo feminino num contexto de ainda forte desigualdade de direitos e deveres no cotidiano de cônjuges trabalhadores. Nesse sentido, procurou-se investigar a representa¬ção social do trabalho feminino para um grupo de homens casados. Os resulta¬dos mostram que os ganhos pessoais e financeiros para as mulheres não alteram de forma significativa as atribuições relacionadas aos papeis tradicionais de mãe, esposa e dona de casa. Nesse sentido, o trabalho feminino é enten¬dido como um direito concedido às mulheres, que não deveria implicar o abandono dos “deveres” femininos.

Palavras-chave : Trabalho feminino; Representações sociais; Gênero; Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License